Faturamento do mercado de franquias cresceu 15% em um ano
Comparação é do primeiro semestre de 2023 com o mesmo período de 2022
O faturamento do mercado de franquias cresceu 15% no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2022. O dado é da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que apurou faturamento do setor em R$ 91,432 bilhões de janeiro a junho de 2023. No ano passado, havia registrado R$ 105,107 bilhões.
O Estado do Rio de Janeiro apresenta uma situação semelhante, com aumento de 17% no faturamento. No primeiro semestre deste ano, foram R$ 10,3 bilhões. Já em número de operações, o mercado de franquias no Rio expandiu 4,1%, chegando a um total de 18.410 unidades.
E há margem para crescer, afirma Clodoaldo Nascimento, apontando o potencial para além da capital carioca, em cidades como Niterói, São Gonçalo e Duque de Caxias.
— Temos um campo a desbravar com a interiorização do franchising. São regiões com dinâmicas econômicas próprias e que, em geral, são ávidas por marcas e produtos de franquias — explica.
Tradicional porta de entrada para o mercado de trabalho, o setor de franquias no Brasil totalizou aproximadamente 1,612 milhão de pessoas empregadas diretamente. No Rio de janeiro, esse índice corresponde a uma alta de 15,4%, somando um total de mais de 160 mil vagas formais preenchidas.